Um médico de Florianópolis foi condenado pela Justiça a pagar R$ 100 mil por danos morais aos pais de um menino de nove anos que morreu após se submeter a uma cirurgia para retirada de amígdalas em um hospital particular da Capital.
A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira, 03. O médico ainda pode recorrer.
O caso aconteceu em 2010. A primeira sentença de condenação do médico foi proferida em 2013, mas acabou anulada pelo Tribunal de Justiça pela necessidade de prova pericial. A ação foi julgada novamente na 2ª Vara Cível da Capital, que concluiu que a conduta do médico teve deficiências no pós-operatório.
De acordo com os autos do processo, a criança recebeu alta no mesmo dia em que realizou o procedimento, mas sofreu complicações no período pós-operatório, com a ocorrência de hemorragia, e acabou falecendo dias depois. Autores da ação, os pais do menino apontaram que houve negligência por parte do médico e da unidade de saúde.
O hospital onde ocorreu a operação, que não teve o nome divulgado, não foi responsabilizado. Conforme a decisão da Justiça, o médico não era empregado do estabelecimento e apenas utilizou suas dependências para a realização do procedimento.
Fonte: NSC