O Ministério da Saúde do governo federal confirmou a ampliação de oferta de cirurgias eletivas para Santa Catarina neste segundo semestre de 2019. O Estado vai receber R$ 3.371.438,74 para ampliar o serviço e atender pacientes que estão há mais tempo na fila em todas as especialidades.
Com o anúncio dos recursos, o Hospital São José de Maravilha confirmou que deve ampliar o número de pacientes atendidos. Conforme a diretoria, Neiva Schaefer, o Hospital São José sempre participou das campanhas de cirurgias eletivas e vai ampliar a média mensal deste atendimento de 44 para 50 pacientes.
O Hospital São José realiza cirurgia geral, ginecológica, vascular, de ortopedia, urologia e otorrinolaringologia. O encaminhamento dos pacientes atendidos é feito pelas secretarias municipais de saúde. Os procedimentos são gratuitos para o paciente, e repasse dos valores são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde.
Nos sete primeiros meses de 2019, o Hospital São José de Maravilha atendeu 306 pacientes que realizaram cirurgias eletivas. Deste total, 82 pessoas atendidas foram encaminhadas pelo município de Maravilha.
Fonte:Carine Arenhardt/WH Comunicações